Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícia

por Interlegis — última modificação 27/10/2019 00h55
Governo entrega escolas e Farol do Saber revitalizados em Pirapemas
O Governo do Maranhão entregou nesta segunda-feira (2), à população de Pirapemas, duas escolas e um Farol do Saber revitalizados, somando, ao todo, R$ 742 mil em investimentos na melhoria dos três importantes equipamentos da educação. As duas escolas receberam investimentos na ordem de aproximadamente R$ 610 mil, que já estão beneficiando mais de 670 estudantes da Rede Estadual de Ensino, com uma estrutura mais digna e acolhedora. As obras executadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com recursos do Tesouro Estadual, garantiram serviços de recuperação do reboco, pintura em geral, troca do telhado, instalação de forro, substituição de piso, de revestimento, das instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, incluindo a colocação de louças novas, entre outros. Ainda como parte da reforma, será instalada uma subestação de energia em cada centro para garantir a climatização das unidades escolares. Além da reforma, as escolas receberam carteiras novas, geladeiras e bebedouros. O Centro de Ensino Ribamar Pinheiro, construído em 1951, é a escola mais antiga da cidade de Pirapemas. Havia passado por uma reforma em 1997. De lá para cá, foram apenas pequenos reparos com recursos do caixa escolar. Agora, a escola passou por uma importante obra de revitalização. “Esta escola que tanto amamos estava muito ruim. Agora nós temos uma escola mais confortável, que atende às necessidades dos alunos, dos professores e toda a comunidade escolar. Lutamos muito por essa reforma, e finalmente ela aconteceu”, disse a professora Kátia Cilene Katia Mendes Correia, gestora geral da escola. A gestora destacou ainda que a relação do C.E. com a comunidade de Pirapemas é de pertencimento. “Por aqui passaram quase todos, se não todos os pirapemenses, que hoje são professores, médicos, advogados, engenheiros, e tantos outros profissionais que conseguiram destaque na vida. Eu mesma fui aluna desta escola. Fui para São Luís fazer faculdade de Letras, voltei, fiz o concurso do Estado para professora, e, hoje, sou gestora geral. A minha história com essa escola é uma história de vida”, pontuou Katia Cilene. Não menos importante, o C.E. Pirapemas, foi construído em 1984. A última reforma foi realizada em 2007, no governo de Jackson Lago. A reforma deixou a comunidade escolar bem mais motivada. “Depois de quase 10 anos a escola já carecia de vários reparos. Esta reforma, com certeza deixa a comunidade escolar muito feliz. Veio em uma boa hora, para dar um melhor conforto para os nossos educandos. A gente sabe que a infraestrutura de uma escola mexe muito com a autoestima dos alunos. E o que eu vejo são alunos mais animados e motivados”, destacou Carlos César Sousa de Lima, gestor geral. “A escola ficou muito boa. Agora a gente tem que ficar falando com os alunos: ‘pequenos’ não pode riscar, isso aqui é de vocês, cuide direito pra não ficar velha feia”, disse dona Elza de Menezes, mãe de aluna e voluntária na escola, desde 1994. A filha de dona Elza, Keliane Menezes de Carvalho, que estuda o 1º ano do Ensino Médio, também aprovou a reforma. “A reforma foi muito boa. A gente fica mais motivada ‘pra’ estudar, fica mais feliz”, disse Keliane Menezes de Carvalho, aluna do primeiro ano. “A escola ‘tava’ muito ruim, deteriorada. Mas, com a reforma está muito melhor. E a gente acaba se sentindo mais confortável e motivado a estudar. A gente só tem a agradecer ao governador Flávio Dino e ao Secretário Felipe Camarão pela reforma da nossa escola”, disse Júlio César Aguiar de Lima, estudante do C.E. Pirapemas.

Rádio Legislativa

Gostou do novo site?